Quais são os alimentos que podem aumentar a imunidade?
A atenção para a imunidade é uma preocupação que aumentou nos últimos meses. Um tipo particular de doenças, as respiratórias, tem como um dos principais fatores para o desenvolvimento dos sintomas mais graves, a imunodeficiência. Com isso, a questão principal é: como aumentar a imunidade?
A má nutrição pode ser considerada uma das principais razões da baixa imunidade. Consumir frutas, verduras e legumes ocasionalmente, pode não ser o suficiente para manter as vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. O recomendado é, pelo menos, cinco porções diárias desses alimentos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas com a rotina diária, pode ser difícil consumir todos os nutrientes necessários.
O complemento alimentar pode ser um grande aliado nesse momento. Neste post, confira como ele pode auxiliar na sua imunidade.
O que influencia na imunidade?
O sistema imunológico é o trabalho conjunto de órgãos, células, tecidos e moléculas no combate a agentes patológicos (vírus, bactérias e fungos), os quais causam doenças no corpo humano. Quando a imunidade está baixa, quer dizer que esse sistema de defesa está comprometido, o que diminui sua funcionalidade e abre brechas para doenças.
São diversos os fatores que influenciam na imunidade baixa: má alimentação, falta de exercícios físicos regulares, álcool, drogas, alguns tipos de medicamentos, doenças crônicas, estresse prolongado, entre outros. Em contrapartida, adquirir uma rotina mais saudável, com uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física, pode contribuir para a saúde e, consequentemente, fortalecer a imunidade.
Como o complemento alimentar pode aumentar a imunidade?
Geralmente, uma dieta balanceada, com alimentos nutritivos, pode ser o suficiente para ingestão dos nutrientes necessários para o corpo. No entanto, alguns fatores, como a falta de tempo, podem dificultar a manutenção de uma dieta saudável e com nutrientes essenciais, que garantem o bom funcionamento do sistema imunológico.
Uma boa estratégia para a ingestão dos nutrientes que podem estar em falta é o uso de complementos alimentares. Conheça os principais micronutrientes relacionados à modulação da imunidade:
- vitamina A: ajuda na produção de mucosa que protege contra agentes patológicos no nariz, boca, olhos, pele e intestino.
- vitamina C: antioxidante, o qual ajuda no bom funcionamento da imunidade e tem um papel importante na função pulmonar;
- vitamina E: outro antioxidante importante para o sistema imunológico;
- zinco: importante aliado do sistema imunológico pelas múltiplas funções. Ajuda no crescimento e divisão de células e tem um papel importante contra infecções.
- selênio: também tem papel fundamental na manutenção do sistema imunológico e função antioxidante.
Quais os benefícios do complemento alimentar?
Os nutrientes presentes nos complementos alimentares podem auxiliar em uma nutrição mais completa e, consequentemente, apoiar a imunidade e a saúde óssea e muscular.
Lembre-se que essas mudanças não são de um dia para o outro. Combinar o complemento alimentar com prática de exercícios, dieta balanceada com alimentos saudáveis e nutritivos e sono regulado, ajudará a melhorar a saúde do seu organismo como um todo.
O Sustagen Adultos+ é um complemento alimentar, para adultos com mais de 40 anos, que possui em sua composição vitaminas e minerais que podem auxiliar na disposição, na imunidade e na saúde óssea. Conheça nossos produtos!
Referências Bibliográficas
Veja também
Na correria do dia a dia, as vezes não conseguimos suprir todas as nossas necessidades diárias de vitaminas e minerais